Assistente Operacional, muito prazer!

by - abril 30, 2019

  Assistente Operacional, muito prazer!



  Pra quem não sabe eu trabanho em uma unidade hospitalar, não vou referir qual é a mesma como devem calcular, alem disso o meu post é um desabafo e não um ataque à instituição para a qual eu trabalho.

  Assistente Operacional, muito prazer!
  Esta é a minha categoria profissional. Mas o que é realmente um AO (assistente operacional)? Resumindo de uma forma bem popular um AO é ''pau para toda a obra''. Acreditem por mais que esta categoria seja a mais baixa dentro de um hospital, alem de ser a mais mal paga, somos nós que ''levamos'' com tudo.
  Receber doentes, ter atenção às suas limitações, dar refeições, ajudar na higiene, por arrastadeira, tirar arrastadeira,caminhar ouvir gritos um dia inteiro, aguentar desaforos e por vezes agressões.

  Trabalhar sábados, domingos, feriados. De dia, de tarde, de noite... Condicionados a um horário que pode ser mudados de uma hora para a outra sem ao menos sermos consultados, mudando assim muitas vezes coisas que a tanto custo programamos para as folgas que pensavamos ter... É pensar que à meia noite vou para o conforto da minha cama e depois ter um chefe a dizer que o meu colega que me vinha render vai faltar e eu terei de ficar até às 8 horas da manhã. E ai de mim se não ficar pois a lei assim o obriga.

  A modinha agora é querer fechar os centros comerciais e supermercados aos domingos pois os funcionários têm famílias e querem estar com eles nesse dia... E nós AO's não temos família? Ai vem aquela resposta de MERDA: ''mas é diferente, trabalhas num hospital''. Sim trabalho mas não ganho mais para ter de trabalhar um domingo, ser formos comparar até ganho menos que muitos funcionários de supermercado ou balconistas de lojas.

  É um trabalho que tem de ser feito com gosto, pois aguentar tudo isto para receber o ordenado minimo de base e apenas mais um trocos a agregar não é para todos.

  Por tudo isto vos peço da próxima vez que se cruzarem com um Assistente Operacional, Auxiliar de Ação Direta ou Auxiliar de Geriatria não os olhem com a indiferença que é costume apenas por não terem um curso superior, olhem com os olhos de agradecimento por terem alguém que se presta a um trabalho tão digno como os outros, que tão mal pago é e que a maioria de vós não iria querer fazer.

Até ao próximo post!

You May Also Like

14 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do conteúdo, mas devemos mudar e elevar a nossa profissão, e essa mesma mudança tem de começar por cada de um de nós em primeiro, exigirmos mais respeito e dignidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá colega!
      É verdade, temos que nos valorizar a nós e à profissão que temos.
      Grata pelo comentário

      Eliminar
  3. Começarmos também por exigir a quem nos tirou a nossa categoria profissional em 2009, e também que até hoje ainda não repôs a mesma, quem nos tirou os pontos de avaliação do SIADAP, e todos nós sabemos que nos fez estas situações, é por aí que também temos de começar a mudar esta situação que estamos a viver atualmente, que é muito má mesma a todos os níveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos constatemente a ser rebaixados. Temos uma profissão digna de ganhar vem mais e com mais regalias. É uma luta constante para a reposição da nossa categoria.

      Eliminar
  4. Pena que não sejamos mais unidos, e sem essa união não se consegue chegar a bom porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era bom era!
      Infelizmente temos muitos colegas que não dão a cara e só reclamam por trás. Estão sempre à espera que algum de nós saia vitorioso para depois lucrarem às nossas custas.

      Eliminar
    2. Pois, esperemos que as mentalidades se alterem, admitindo que não será fácil, resistência a mudanças, e um dos maiores problemas é porque estão em favor com algo, e como se costuma dizer, não há almoços grátis.

      Eliminar
    3. Infelizmente não estou assim tão otimista.

      Eliminar
  5. Actualmente, trabalhar num hospital, é sinónimo de escravatura!...
    Também eu sou AO num dos maiores hospitais da capital há precisamente 33 anos e nunca me senti tão desvalorizada e explorada como agora. E o pior é que não existe escapatória a não ser o horizonte da reforma...
    Mas a este ritmo, com mais de cinco décadas de existência e uma vida inteira de trabalho desde criança, mais as mazelas que se vão acumulando no corpo, não sei se terei condições de trabalhar muitos mais anos como eles querem!
    Quanto ao desprezo com que constantemente somos tratados, é uma revolta que se vai agigantando cá dentro e nos faz questionar se valerá mesmo a pena continuar nesta luta.
    Os chefes estão lá no conforto dos seus gabinetes e nem se interessam... o trabalho vai aparecendo feito e não importa quem fez, mesmo que sejam sempre os mesmos a fazer. Sim, porque depois há os espertos que vão passando pelos pingos da chuva e só fazem o que lhes apetece, desrespeitando os colegas que vêm a seguir e que terão de trabalhar a dobrar porque a sua maneira de ser não é a mesma e, apesar de tudo, têm brio no que fazem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu desde 2005, e subscrevo na integra, ainda que no que toca aos chefes, que eu gosto mais de lideres, ainda existem muitos e bons.

      Eliminar
  6. A minha mãe é auxiliar de geriatria e confesso que apoio-a e tenho que te agradecer pois também és uma guerreira. Este tipo de trabalho não é para todos Força moça:)

    ResponderEliminar
  7. das 3 boquinhas a tua é a mais gostosa

    ResponderEliminar