Vamos falar de demência!

by - novembro 15, 2016

  Aqui estou eu de novo mas desta vez com um assunto sério. Quem de vocês convive ou já conviveu com alguém que tivesse algum grau de demência? Essa pessoa era vosso familiar, amigo ou apenas um vizinho?


  Demência é algo sério e muito perturbador para quem a tem e também para com quem partilha o seu tempo com alguém que possua esta patologia. Mas afinal o que isso é?
''Demência é o termo utilizado para descrever os sintomas de um grupo alargado de doenças que causam um declínio progressivo no funcionamento da pessoa. É um termo abrangente que descreve a perda de memória, capacidade intelectual, raciocínio, competências sociais e alterações das reações emocionais normais.'' 
(Fonte: http://alzheimerportugal.org)

  Faço este post porque estou a viver isto diáriamente, mas desta vez não é com ninguém no meu trabalho em que ao fim de 8 horas viro as costas e vou embora, desta vez é dentro de casa.
  A minha avó tem 82 anos e alem das doenças tipicas da idade como diabetes, hipertenção, colesterol elevado entre outras ela está diagnosticada com demência. Este quadro não surgio de uma hora para a outra, aos poucos foi se revelando sem darmos por isso mas atualmente devidos aos vários internamentos que tem feito temos notado uma evolução significativa.
  Agora vocês perguntam:
  Mas ela mora sozinha?
  Quem toma conta dela?
  Está em alguma instituição?
  Tem cura?

  A minha avó mora comigo, com o meu marido e o meu filho, mas como devem calcular eu e o meu marido trabalhamos, logo ela tem um grande período do dia em que está sozinha, seja ele de manhã, tarde ou noite, pois devidos aos nossos horários loucos de trabalho que de certo não têm nada não existe um horário certo para descrever o tempo que ela está acompanhada. Quem toma conta dela? Isso é a pergunta que mais me fazem. Posso dizer que ninguém. Sim, ninguém! Primeiramente a minha avó está naquela fase de achar que não tem nada e que nós estamos todos contra ela. Acha que inventamos a sua doença para a podermos controlar. Não aceita qualquer tipo de medicação administrada por nós, é agressiva, desorientada entre outras coisas. Se eu fechar as portas ela sai de casa, vai para a rua pedir ''esmola'' para comer, está sempre na ideia que a querem roubar...
Para piorar este panorama há sempre aquelas pessoas mal informadas que acha que as famílias são sempre as piores pessoas do mundo, porque o doente aparentemente não tem nada fisico, esquecem se de ouvir o outro lado e por mais que a gente tente explicar não querem saber.
  Ela não está em nenhuma instituição porque a minha familia não tem condições financeiras para custear uma. Vocês sabem quais os valores praticados em lares? Os mesmos rondam os 750 no minino na àrea onde moro. Estes valores são para lares publicos e devo frizar que mesmo assim estes são valores base, pois é dai para cima. A Segurança Social não ajuda em nada, digamos que ela não pertence aquele grupo de pessoas que parece ter ''prioridade''.
  Em relação a ter cura a demência não a tem, apenas se pode tentar controlar a sua evolução.


  Posso vos dizer que é uma situação esgotante, há muita gente que te vai criticar, apontar o dedo, mas essas pessoas não sonham de um terço do que se passa dentro de casa. A quem passa por isto a unica coisa que tenho a dizer é que tenham muita força para continuar a seguir em frente com a vossa vida. Não se deixem abater pelos problemas pois ai será muito pior para vocês. E  já agora em bom português para aqueles que tentarem meter o ''bedelho'' onde não são chamados ofereçam lhes a eles um grande ''FO****'', pode ser que liguem o ''desconfiometro'' e que passem a cuidar da vida deles!

  Desculpem o desabafo, acredito que tenha sido um post pesado mas é para isto que servem os nossos blogs, é o nosso diário, o nosso confidente, e se não podermos passar para aqui o que sentimos não poderemos passar para mais lado nenhum.

  Bjus grandes e gordos 😍😍😍

You May Also Like

6 comentários

  1. Querida lamento muito esta situação e lamento que o nosso sistema de saúde não comparticipe estes apoios. É ridículo!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // MEGA GIVEAWAY DE NATAL //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente o nosso sistema de Segurança Social não nos ajuda em nada. No fim de vida quando já não podemos trabalhar e quando as doenças aparecem só aparecem gastos elevados e nada que te ajude a suporta los...
      Bjinhos grandes

      Eliminar
  2. Encontro gente demente todo o dia é com cada alminha obtusa -.-' brincadeiras a parte ,não posso nem sequer imaginar , é um peso enorme e deve ser um enorme stress na vida familiar , conheço alguns casos , muita força e coragem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente bastante complicado, principalmente se és constantemente julgada por pessoas que não sabem da missa a metade.
      Obrigado pelo teu comentário
      Bjinhos grandes

      Eliminar